sustentaO projecto SUSTENTA materializa os objectivos e metas do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável e consiste na gestão Integrada de agricultura e recursos naturais e promete estimular a economia e melhorar a qualidade de vida das famílias rurais.

O objectivo do SUSTENTA é estimular a economia rural, através da integração das famílias rurais no desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, com base agrícola e florestal, de forma a melhorar a sua renda e qualidade e vida, com respeito pela conservação ambiental.

Trata-se de uma iniciativa ao nível nacional, cuja primeira fase abrange as províncias de Nampula e Zambézia, e pretende gerar impacto no (I) Desenvolvimento da agricultura familiar e no (II) Maneio sustentável de recursos naturais e valorização de produtos madeireiros e não madeireiros.

Irá igualmente gerar benefícios no que se refere a:

  1. Facilitação do desenvolvimento da cadeia de valor Agrário e Florestal, concretamente na (I) Capacitação e tecnologia; (II) Expansão da rede dos provedores da cadeia de valor; (III) Financiamento dos actores na cadeia de valor; (IV) Expansão de infra-estruturas rurais estratégicas; (V) Melhoria das políticas de regulamentação ambiental.
  2. Gestão sustentável dos Recursos Naturais e Terra, concretamente no (I) fortalecimento da capacidade Provincial e Distrital no que respeita a gestão integrada de paisagens; (II) Aumento da capacidade institucional a nível local para o processo de regularização de terras (delimitação de terras comunitárias e titulação); (III) Protecção e recuperação de habitats naturais críticos para as cadeias de valor na paisagem.

O Projecto SUSTENTA pretende contribuir para a integração das famílias rurais na agricultura sustentável e cadeias de valor e irá beneficiar directamente:

  • Cerca de 125.000 famílias rurais, que representam cerca de 700.000 indivíduos, nos distritos alvo que utilizam os recursos agrícolas e florestais para a sua subsistência;
  • Uma rede de 200 Pequenos Agricultores Comerciais Emergentes;
  • Uma rede de 50 pequenas e médias empresas de agro-negócio;
  • Instituições governamentais locais;
  • Melhoria de infra-estruturas e oportunidades económicas;
  • Grande parte da população terá o benefício indirecto da protecção de activos naturais, a jusante.
FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom