Moçambique torna-se o primeiro país do mundo a ser aprovado na verificação credenciada do Fundo de Carbono do FCPF de reduções de emissões de REDD+.

A primeira verificação do Programa de Gestão Integrada da Paisagem da Zambézia em Moçambique no âmbito do Fundo de Carbono do Forest Carbon Partnership (FCPF) foi recentemente concluída com a verificação de 2.040.904 reduções de emissões (ERs) resultantes da redução de emissões por desmatamento.

Esses serão os primeiros créditos a serem emitidos sob o FCPF e pagos pelo Fundo de Carbono, e os pagamentos serão então compartilhados por meio de um plano de partilha de benefícios transparente e robusto.

A verificação foi realizada pelo organismo de validação e verificação ASTER Global, de acordo com um processo robusto de validação e verificação que o Banco Mundial desenvolveu com o apoio do Climate Focus e posteriormente implementado com o apoio do ANSI Accreditation Board. Isso representou uma jornada de mais de dois anos para implementar um padrão de verificação que esteja em linha com as melhores práticas internacionais e forneça garantia suficiente para as partes interessadas e os mercados.

Este representa um marco importante para Moçambique que, esperançosamente, representará uma nova era de verificações, emissão e pagamentos de créditos jurisdicionais de REDD+ segundo o FCPF e outros padrões internacionais. O objectivo final é trazer créditos de carbono de alta qualidade e maior integridade ambiental aos mercados, e incentivos à todos actores locais para proteger e regenerar as florestas do mundo.