Unidade MRV participa no Workshop sobre MRV 2.0 para um Futuro Sustentável

A Unidade de Monitoria, Relatório e Verificação (UMRV) participou do Worshop organizado pelo Banco Mundial através do Fundo de Parceria para o Carbono Florestal (FCPF) e a Iniciativa para Paisagens Florestais Sustentáveis do Fundo Biocarbono (ISFL), e em parceria com a CalPoly Digital Transformation Hub (DxHub), apoiada pelos serviços da Amazon (AWS).

Em resposta a esse cenário, o Banco Mundial propôs uma abordagem revolucionária: o Sistema de MRV de 2ª Geração, ou MRV 2.0. Este novo paradigma busca superar as limitações dos métodos tradicionais, com foco especial nas Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Moçambique e Colômbia foram seleccionados como países pilotos para implementar esse sistema digital simplificado de monitoria, visando relatar e verificar reduções de emissões de CO2 e aumentos aprimorados de remoções florestais de maneira mais eficiente e económica.

Para além dos Especialistas de MRV, de Moçambique, Muri Soares e Hercilo Odorico, o workshop reuniu também especialistas do Banco Mundial, de Colômbia, da CalPoly Digital Transformation Hub (DxHub), da Sylvera e da GeoVille. Moçambique contribuiu com a expertise de dois especialistas da Unidade de MRV. As discussões abordaram temas essenciais, como a concepção do MRV 2.0, os desafios e oportunidades na implementação pelos países pilotos, novas abordagens teórico-metodológicas para o mapeamento da biomassa e a estruturação do modelo de relato de emissões reduzidas.