MOZNORTE 3O Governo de Moçambique, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), o Banco Mundial (BM) e a Rede de Comitês de Gestão de Recursos Naturais (Rede) estão a realizar um diagnóstico qualitativo para identificar e compreender as barreiras ao acesso e participação das mulheres nas actividades de silvicultura, agricultura e outras actividades de Gestão de Recursos Naturais nas três províncias do norte de Moçambique.

O estudo de campo está a ser realizado pelas equipas do FNDS e da Rede, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Niassa e baseia-se na aplicação de um kit de ferramentas de Diagnóstico Comportamental preparado pela equipa do Banco Mundial.

No campo, as equipas realizam entrevistas individuais com mulheres beneficiárias de projectos de Gestão de Recursos Naturais em curso, mas também com aquelas que não estão a participar desses projectos. Os líderes locais e os técnicos (implementadores dos projectos) também são consultados. As equipas também participam de reuniões e outras actividades locais como observadores a fim de tomar nota sobre a participação feminina nas discussões e tomada de decisões.

As entrevistas, conduzidas em línguas locais, serão posteriormente traduzidas e transcritas para permitir a sua sistematização pela equipa do Banco Mundial.

Importa referir que antes de se fazerem ao campo, as equipas beneficiaram de um treinamento sobre o uso dos kits de ferramentas, que incluiu palestras, exercícios simulados e discussões em grupo.

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom