O Presidente da República procedeu, no dia 17 de Fevereiro, ao lançamento do Projecto SUSTENTA – Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais. O evento teve lugar em Ribaué, Província de Nampula e contou com a presença do Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, bem como, de diversos representantes do MITADER, representantes dos Governos Provinciais e Distritais, da equipa de implementação do projecto, das famílias e agricultores beneficiários e diversos representantes dos parceiros de cooperação, dos bancos comerciais e sociedade civil.

O projecto SUSTENTA materializa os objectivos e metas do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável (PNDS) e consiste na gestão Integrada de agricultura e recursos naturais.

O objectivo do SUSTENTA é estimular a economia rural, através da integração das famílias rurais no desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis, com base agrícola e florestal, de forma a melhorar a sua renda e qualidade e vida, com respeito pela conservação ambiental. A estratégia de implementação do projecto passa pelo apoio à produção, acesso a financiamento, capacitação dos agricultores e melhoria dos serviços de extensão agrícola.

O SUSTENTA é uma iniciativa de âmbito nacional que será implementado ao longo de 5 anos, cuja primeira fase abrange as províncias de Nampula e Zambézia. O Projecto pretende criar impacto no desenvolvimento da agricultura familiar e visa atingir mais de 125.000 famílias rurais, que representam cerca de 700 indivíduos, 200 pequenos agricultores, 50 pequenas e médias empresas de agro-negócio e as instituições governamentais locais.

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom