
Ricardo Rafael, PACE
Tsangano, Província de Tete
Na comunidade de Moniquela, Distrito de Tsangano, em Tete, o Pequeno Agricultor Comercial Emergente (PACE), Ricardo Magadzique contabiliza as vantagens do financiamento do Programa de Economia Rural Sustentável - MozRural, que trouxe equipamentos e insumos agrícolas para si e outros Pequenos Agricultores (PA’s) a ele agregados, nomeadamente, a redução do tempo de trabalho e de custos de produção, particularmente na contratação da mão-de-obra.
Magadzique e a maioria dos seu PA’s dedicam-se à produção, principalmente de milho, mas também de feijões. Ricardo espera colher até cerca de 100 toneladas de milho em 20 hectares, mas seu pensamento é ainda maior. Gostaria de se tornar um produtor de milho para semente. Também gostaria de entrar para o agro-processamento.
O produtor agradece o apoio do Governo através do MozRural, mas pede que esse apoio não pare por aqui porque os produtores precisam muito de ajuda para continuarem a crescer e desenvolverem a agricultura e contribuir para a erradicação da fome em Moçambique.
Ver vídeo completo: https://youtu.be/lF73LDs6gZk

“O financiamento do tractor trouxe mais valia para nós aqui no campo, para mim e meus PA’s. Primeiro porque temos uma grande redução no tempo de trabalho e nos custos. Por exemplo, se antes trabalhávamos durante 15 a 20 dias num hectare, agora fazemos em meio dia. Minha aposta é produzir milho para semente e ter um contrato com uma empresa de fornecimento de sementes. Minha ambição é crescer como produtor e poder ajudar aos necessitados, a começar por minha família que também tem suas necessidades. Mas gostaria também de ter uma pequena indústria de agro-processamento e poder ajudar as comunidades e distritos circunvizinhos”.
Ricardo Rafael, PACE
Tsangano, Província de Tete
Vozes dos beneficiários financiados pelo FNDS, com o apoio do Banco Mundial



