
Josefina António, PACE
Tsangano, Província de Tete
Produtora rural desde 2018, no Distrito de Tsangana, em Tete, Josefina António passou a beneficiar do financiamento do Programa de Economia Rural Sustentável – MozRural - na campanha agrária de 2022-2023 em que recebeu tractor e respectivas alfaias, sementes de milho, soja, feijões, fertilizantes e pesticidas.
Com outros 30 pequenos agricultores que ela assiste, apostam na produção de milho além de feijões, pensando num mercado além do distrito de Tsangano e da Província de Tete. Acontece que no distrito de Tsangano o preço é muito baixo o que limita o retorno para os produtores por isso, a PACE e os seus PA’s planeam juntar a produção e abastecer outros distritos, províncias e mesmo outros países da região.
Como uma produtora agrícola gostaria de ter uma indústria de processamento. Por exemplo, podia processar soja e produzir ração porque há muitas pessoas que estão a criar frangos aqui na região e nós poderíamos ser os fornecedores. Para Josefina, o financiamento do MozRural é uma oportunidade de mostrar que as mulheres também são capazes.
Ver vídeo completo: https://youtu.be/BHd7NPG1FxM

“A assistência técnica através do extensionista tem sido de grande valia para nós porque há coisas que vínhamos fazendo de forma errada, por exemplo, a aplicação de fertilizantes e pesticidas, a forma de semear, espaçamento das culturas, e muito mais. Meu sonho é me tornar uma grande empresária no sector do agronegócio e a minha produção chegar a outros distritos ou mesmo a outras províncias. Também quero investir no futuro dos meus filhos e também pode ajudar meus familiares. Quero tornar-me um pilar da minha família. Agradeço ao governo por também seleccionar mulheres para este programa porque temos a oportunidade de mostrar que também somos capazes de contribuir para o desenvolvimento da agricultura”.
Josefina António
Tsangano, Província de Tete
Vozes dos beneficiários financiados pelo FNDS, com o apoio do Banco Mundial



