Eusébio Valetim é um Pequeno Agricultor Comercial Emergente (PACE), beneficiário do Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), na Localidade de Piquera, Distrito de Moma, Província de Nampula. O beneficiário dedica-se ao cultivo de milho, feijões e, principalmente, gergelim, e começou a receber apoio de projecto em 2022 e tem agora mais de 60 Pequenos Agricultores (PA’s) agregados:
“Além do tractor e as respectivas alfaias, recebemos 50kg de semente de gergelim e produzimos cerca de 12 toneladas na primeira campanha (2022/23) , cerca de 15 toneladas, na segunda campanha (2023/24), e cerca de 15 toneladas nesta campanha (2024/25).” – explicou Eusébio Valentim.
Com a produção incrementada, Eusébio Valentim tem também melhorado a sua situação financeira tal que já planifica adquirir um outro tractor, mas também continuar a garantir a escola dos filhos.
Adolfo Carlos, um dos PA’s agregados ao PACE Eusébio Valentim também vê muitas vantagens no apoio do MozNorte: “Agradeço o projecto pela ajuda porque anos atrás eu cultivava cerca de 1 hectare manualmente e sofria muito. Depois passei a alugar os tractores para limpar as machambas que já eram de 5ha, mas não era fácil. Quando o nosso PACE recebeu o tractor aumentei a área de cultivo de 5 para 12 hectares. Agora tenho plano de ampliar a área porque pretendo introduzir a cultura de arroz" (Adolfo Carlos, PA agregado ao PACE Eusébio Valentim).



