palop regras salvaguarda ambientalO Banco Mundial e os países africanos de língua portuguesa (PALOPs) estão sintonizados quanto às novas normas ambientais e sociais a implementar daqui para a frente nos diferentes projectos financiados pelo banco.


Durante dois dias (17 e 18 de Setembro do corrente ano), em Maputo, os técnicos de salvaguardas dos PALOPs, em número de 60, inteiraram-se sobre um conjunto de especificações e precisões a ter em conta no exercício das suas actividades.
A formação serviu igualmente para debater com especialistas do banco formas da sua implementação.
Moçambique foi representado por técnicos de salvaguardas ambientais e sociais afectos ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).


palop regras salvaguarda ambiental 1Outros participantes vieram de Angola, Cabo Verde, Guine Bissau e São Tomé e Príncipe. O objectivo da capacitação, de iniciativa do Banco Mundial, era que os cinco países africanos estivessem no mesmo nível de conhecimento que o banco relativamente às novas regras de salvaguardas em vigor naquela instituição financeira. 

“As normas ambientais e sociais são instrumentos fundamentais que o banco tem para assegurar que todos os seus investimentos são sustentáveis do ponto de vista social e ambiental”, disse Maria da Cunha, Coordenadora de Salvaguardas e Especialista sénior de Desenvolvimento Social do banco.


Explicou que a sua instituição quer ter a certeza de que os projectos que apoia em diversos países não prejudicam o meio ambiente, tomam em conta os riscos que poderiam criar um impacto adverso para as pessoas e que incorporam medidas necessárias para mitigar esses impactos ou eliminá-los quanto possível.
“O mais importante é que, existindo, os impactos negativos não devem recair injustamente sobre áreas frágeis, seja o meio ambiente ou pessoas vulneráveis e sem capacidade de fazerem valer os seus direitos”, disse.

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom