IIAM e FNDS participam da comemoração do Dia Internacional das Florestas no âmbito de monitoria de parcelas permanentes no distrito de Bilene

O dia 21 de Março é assinalado como sendo o "Dia Internacional das Florestas", dada a importância das florestas económica e ecologicamente pois delas extrai-se grande quantidade de matéria-prima (madeira, celulose, carvão vegetal, etc).

O Dia das Florestas no distrito de Bilene, especificamente na Floresta de Chiacho, onde instalou-se duas parcelas de amostragem permanentes no passado ano, foi comemorado junto à comunidade que habita próximo à aquela mancha florestal de Chiacho.

A comemoração ocorreu no dia 23 de Março e foi marcada pela presença do Director Distrital de SDPI, Chefe de Posto da Comunidade Chiacho, Directora distrital de Saúde, Mulher e Acção Social, Directora distrital da Educação e Desenvolvimento Humano e pela estrutura e alunos na comunidade de Chiacho. Contou igualmente com a participação ao nível central de Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável como responsáveis pelas parcelas permanentes instaladas na Floresta de Chiacho.

Esta comemoração consistiu na conscientização da comunidade de Chiacho sobre o seu papel na conservação das florestas e em específico à mancha florestal de Chiacho pelo facto desta ser dominada por uma espécie de nome Memecylon insilobum na qual apenas ocorre naquele território. As principais actividades que marcaram a comemoração foram:

  • Plantio de árvores na entrada à Floresta de Chiacho;
  • Reunião com a Comunidade de Chiacho; e
  • Verificação do estado de uma (1) parcela permanente pelos chefes do distrito de Bilene.

Veja mais na Galeria de Fotos.