Unidade MRV partilha experiências no Programa de treino intensivo sobre Contrabalanços de Biodiversidade com a Direcção Nacional do Ambiente.

A Direcção Nacional do Ambiente tem em curso, uma parceria com a Wildlife Conservation Society e com a BIOFUND (através do projecto COMBO+) para apoio ao aperfeiçoamento e melhoria da implementação da legislação e boas práticas de mitigação ambiental, com enfoque na biodiversidade.

Foi neste âmbito, que desenvolveu-se um programa de treino intensivo sobre a implementação do Diploma Ministerial de Contrabalanços de Biodiversidade cujo objectivo principal é o de aumentar a capacidade técnica e consciencialização os técnicos da DINAB, sobretudo a Repartição de Avaliação e Acompanhamento de Contrabalanços de Biodiversidade, e um número reduzido de outros técnicos indicados pela DINAB, para que possam liderar o processo de implementação do diploma e diretrizes para a aplicação eficaz da hierarquia de mitigação e contrabalanços da biodiversidade em Moçambique.

O evento do treino intensivo sobre ''Contrabalanços da Biodiversidade'' foi dirigido pela Direcção Nacional do Ambiente, em parceria com as instituições acima referenciadas, e o mesmo decorreu no dia 06 de Dezembro de 2021, no Hotel Radisson, cidade de Maputo, tendo sido igualmente de forma virtual. Foi criado igualmente, um módulo com objectivo de aumentar a capacidade técnica e consciencialização dos técnicos da DINAB sobre as várias ferramentas de planeamento espacial e de identificação de biodiversidade-chave disponíveis para apoiar a implementação adequada da hierarquia de mitigação e dos contrabalanços da biodiversidade em Moçambique.

No presente evento, a Unidade MRV apresentou assuntos inerentes aos Mapas de Ecossistemas e Mapas de Uso e Cobertura de Solo, bem como os seus processos de produção e importância incluindo as potencialidades de sua Plataforma Geoespacial e os produtos à este associados.

Acesse a partir daqui, a seguinte informação adicional: