A situação está sob controlo na Reserva Especial de Maputo (REM), depois de um incêndio acidental que deflagrou na passada segunda-feira e com pequenos focos ontem em algumas zonas daquela área de conservação.


De acordo com o administrador da reserva, Miguel Gonçalves, o fogo, que ocorreu à beira da estrada que liga a cidade de Maputo e o distrito de Matutuine, foi combatido pelo pessoal da própria reserva, sem provocar danos no que se refere à fauna bravia.
Entretanto, dados do MITADER indicam que casos de incêndios na REM reduziram oito vezes no período de Janeiro a Julho deste ano, em comparação com o ano passado.


Esta redução resulta de um trabalho contínuo que a reserva tem estado a fazer junto das comunidades no sentido de as sensibilizar para evitarem queimadas descontroladas na REM, que se associa ao clima húmido que se faz sentir este ano.
O objectivo principal do governo em relação a esta matéria não é a eliminação em 100 por cento dos incêndios, mas a redução para níveis necessários que possam garantir a regeneração ecológica no país. (X)

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom