A situação está sob controlo na Reserva Especial de Maputo (REM), depois de um incêndio acidental que deflagrou na passada segunda-feira e com pequenos focos ontem em algumas zonas daquela área de conservação.


De acordo com o administrador da reserva, Miguel Gonçalves, o fogo, que ocorreu à beira da estrada que liga a cidade de Maputo e o distrito de Matutuine, foi combatido pelo pessoal da própria reserva, sem provocar danos no que se refere à fauna bravia.
Entretanto, dados do MITADER indicam que casos de incêndios na REM reduziram oito vezes no período de Janeiro a Julho deste ano, em comparação com o ano passado.


Esta redução resulta de um trabalho contínuo que a reserva tem estado a fazer junto das comunidades no sentido de as sensibilizar para evitarem queimadas descontroladas na REM, que se associa ao clima húmido que se faz sentir este ano.
O objectivo principal do governo em relação a esta matéria não é a eliminação em 100 por cento dos incêndios, mas a redução para níveis necessários que possam garantir a regeneração ecológica no país. (X)

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom