WhatsApp Image 2025 04 21 at 13.03.23

Josefina António, PACE

Tsangano, Província de Tete

Produtora rural desde 2018, no Distrito de Tsangana, em Tete, Josefina António passou a beneficiar do financiamento do Programa de Economia Rural Sustentável – MozRural - na campanha agrária de 2022-2023 em que recebeu tractor e respectivas alfaias, sementes de milho, soja, feijões, fertilizantes e pesticidas.

Com outros 30 pequenos agricultores que ela assiste, apostam na produção de milho além de feijões, pensando num mercado além do distrito de Tsangano e da Província de Tete. Acontece que no distrito de Tsangano o preço é muito baixo o que limita o retorno para os produtores por isso, a PACE e os seus PA’s planeam juntar a produção e abastecer outros distritos, províncias e mesmo outros países da região.

Como uma produtora agrícola gostaria de ter uma indústria de processamento. Por exemplo, podia processar soja e produzir ração porque há muitas pessoas que estão a criar frangos aqui na região e nós poderíamos ser os fornecedores. Para Josefina, o financiamento do MozRural é uma oportunidade de mostrar que as mulheres também são capazes.

Ver vídeo completo: https://youtu.be/BHd7NPG1FxM

WhatsApp Image 2025 04 21 at 12.56.46 1      WhatsApp Image 2025 04 21 at 13.09.51 2

“A assistência técnica através do extensionista tem sido de grande valia para nós porque há coisas que vínhamos fazendo de forma errada, por exemplo, a aplicação de fertilizantes e pesticidas, a forma de semear, espaçamento das culturas, e muito mais. Meu sonho é me tornar uma grande empresária no sector do agronegócio e a minha produção chegar a outros distritos ou mesmo a outras províncias. Também quero investir no futuro dos meus filhos e também pode ajudar meus familiares. Quero tornar-me um pilar da minha família. Agradeço ao governo por também seleccionar mulheres para este programa porque temos a oportunidade de mostrar que também somos capazes de contribuir para o desenvolvimento da agricultura”.

Josefina António

Tsangano, Província de Tete

Vozes dos beneficiários financiados pelo FNDS, com o apoio do Banco Mundial

WhatsApp Image 2025 04 21 at 12.56.46

Ricardo Rafael, PACE

Tsangano, Província de Tete

Na comunidade de Moniquela, Distrito de Tsangano, em Tete, o Pequeno Agricultor Comercial Emergente (PACE), Ricardo Magadzique contabiliza as vantagens do financiamento do Programa de Economia Rural Sustentável - MozRural, que trouxe equipamentos e insumos agrícolas para si e outros Pequenos Agricultores (PA’s) a ele agregados, nomeadamente, a redução do tempo de trabalho e de custos de produção, particularmente na contratação da mão-de-obra.

Magadzique e a maioria dos seu PA’s dedicam-se à produção, principalmente de milho, mas também de feijões. Ricardo espera colher até cerca de 100 toneladas de milho em 20 hectares, mas seu pensamento é ainda maior. Gostaria de se tornar um produtor de milho para semente. Também gostaria de entrar para o agro-processamento.

O produtor agradece o apoio do Governo através do MozRural, mas pede que esse apoio não pare por aqui porque os produtores precisam muito de ajuda para continuarem a crescer e desenvolverem a agricultura e contribuir para a erradicação da fome em Moçambique.

Ver vídeo completo: https://youtu.be/lF73LDs6gZk

WhatsApp Image 2025 04 21 at 12.56.45      WhatsApp Image 2025 04 21 at 13.09.50

“O financiamento do tractor trouxe mais valia para nós aqui no campo, para mim e meus PA’s. Primeiro porque temos uma grande redução no tempo de trabalho e nos custos. Por exemplo, se antes trabalhávamos durante 15 a 20 dias num hectare, agora fazemos em meio dia. Minha aposta é produzir milho para semente e ter um contrato com uma empresa de fornecimento de sementes. Minha ambição é crescer como produtor e poder ajudar aos necessitados, a começar por minha família que também tem suas necessidades. Mas gostaria também de ter uma pequena indústria de agro-processamento e poder ajudar as comunidades e distritos circunvizinhos”.

Ricardo Rafael, PACE

Tsangano, Província de Tete

Vozes dos beneficiários financiados pelo FNDS, com o apoio do Banco Mundial

 

WhatsApp Image 2025 04 21 at 13.03.24 

Faruk Zaqueu, PACE

Cahora Bassa, Província de Tete

Faruk Zaqueu é um Pequeno Agricultor Comercial Emergente (PACE), no Distrito de Cahora Bassa, Província de Tete e é beneficiários do Programa de Economia Rural Sustentável, denominado MozRural, do qual recebeu financiamento em equipamentos e insumos agrícolas, nomeadamente: tractor e as respectivas alfaias, um atrelado e sementes diversas, incluindo milho e gergelim.

Zaqueu perspectiva colher até cerca de 60 toneladas de gergelim, se a chuva chegar no tempo certo e diz estar feliz com os avanços registados depois de beneficiar do financiamento do MozRural. Aliás, o produtor tornou-se agora uma inspiração para os cerca de 100 Pequenos Agricultores da sua comunidade a ele agregados e demais pessoas que apreciam seu campo e querem aprender com ele.

O PACE também se diz grato pela assistência técnica que recebe através de extensionistas. Com os resultados promissores do seu trabalho ele projecta um futuro melhor para si e sua família, que inclui investimento na habitação e na educação dos filhos.

Ver vídeo completo: https://youtu.be/YgXnRCC6piI

WhatsApp Image 2025 04 21 at 12.56.45 1         WhatsApp Image 2025 04 21 at 13.09.51

“Este projecto está trazendo muitos benefícios. Por exemplo, eu, inicialmente produzia em apenas seis hectares, mas estou agora explorando 120 hectares. Meus vizinhos e outras pessoas que passam por aqui e apreciam a forma como se faz o preparo do terreno e a sementeira, querem aprender comigo. Primeiro agradeço a Deus que permite a chuva cair e ao governo que nos ajuda com esses equipamentos e nos dar a possibilidade de trabalharmos nestes campos. Estou a planificar uma casa melhor e investir na educação das minhas crianças. Na escola eles também podem aprender outras técnicas e tecnologias que podem ajudar a melhorar a nossa produção”.

Faruk Zaqueu, PACE

Cahora Bassa, Província de Tete

Vozes dos beneficiários financiados pelo FNDS, com o apoio do Banco Mundial

 

uk Zaqu

EFF a4b0e6786668e27baca3b64f47e16503 1349x408.resized 

O Governo de Moçambique, promove iniciativas que contribuem para a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal através da exploração e uso sustentável de recursos florestais.

O Plano de Partilha de Benefícios (BSP) no âmbito do Programa de Redução de Emissões na Zambézia visa canalizar os benefícios monetários decorrentes da redução de emissões, em particular derivadas das actividades que visam reduzir o desmatamento na Zambézia.

Para o presente edital, o FNDS convida as Organizações Comunitárias de Base (OCB’s), em forma de Associações, Cooperativas; Comitês de Gestão de Recursos Naturais e outros grupos de interesses que tenham interesse em desenvolver atividades que contribuam para a redução do desmatamento nas áreas elegíveis, a manifestarem interesse a esta oportunidade de financiamento. 

O formulário de candidatura pode ser obtido na Sede dos Governos Distritais, Serviços Distritais de Actividades Económicas, Serviços Distritais de Planeamento e Infraestruturas, Postos Administrativos e Localidades. O mesmo deve ser preenchido em português e submetido nos mesmos locais em formato físico, até o dia 20/09/2024 às 14:00 (hora de Moçambique).

 

Termos e Condições para o Acesso ao Financiamento às OCBs na Zambézia

Cartaz da 2a Chamada de Financiamento às OCBs - Zambézia

Brochura dos Termos e Condições para o acesso ao financiamento às OCBs na Zambézia

Folheto da 2a Chamada de Financiamento às OCBs - Zambézia

 

SementeO FNDS, FP através do Programa MozRural, convidou empresas do Agro-negócio para manifestarem interesse na formulação de propostas completas que vissem o Desenvolvimento de Cadeias de valor produtivas nas áreas do Caju, semente e agro-processamento com potencial de aumentar a renda, garantir a segurança alimentar e promover oportunidades de emprego  nas Províncias de Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala e Manica.

Deste modo, o FNDS vem anunciar as empresas que tiveram os sub projectos aprovados pelo Comité de Investimentos (CI) Independente, que ao abrigo do manual de procedimentos do Programa tem a competência de deliberar sobre as propostas completas submetidas ao FNDS através da Unidade de Subvenções comparticipadas.

Ver documento abaixo:

RESULTADOS DAS CANDIDATURAS AOS FUNDOS DAS SUBVENÇÕES COMPARTICIPADAS DO PROGRAMA MOZRURAL  

 

 

 

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom