
Duzentas e oitenta e duas mulheres receberam no dia 03 de Março de 2025, em Cabo Delgado, diverso material para o processamento, transporte, conservação e comercialização de pescado. A cerimónia de entrega de bens foi dirigida pelo Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, disse que o acto representa o cumprimento do compromisso assumido pelo Governo de Moçambique em garantir a segurança alimentar da população.
O Director provincial de Agricultura e Pescas, Daúdo Usuhale exortou às beneficiárias para colaborar com as autoridades de licenciamento e fiscalização da actividade de pesca. Em representação às beneficiárias, Odete Braz Amulia, afirmou: “estamos muito felizes com os bens que recebemos do MaisPeixe Sustentável”.

Os bens financiados são motores e redes de pesca, bicicletas, motorizadas, balanças, congeladores, painéis solares, caixas plásticas e colemans, avaliados em 26.936.269,80 Mts e 31.464.271,00 Mts, para os distritos de Mecufi e Metuge respectivamente no quadro do Programa MaisPeixe Sustentável (MPS), implementado pelo Fundo de Desenvolvimento da Economia Azul, FP (Proazul, FP), instituição tutelada pelo Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas (MAAP)
A iniciativa de financiamento às comunidades pesqueiras está enquadrada no Projecto de Resiliência Rural do Norte de Moçambique (MozNorte) na componente das pescas que tem em vista contribuir para a resiliência das comunidades.




