Abelhas

Sob o lema “Cuidar das Abelhas é Cuidar do Nosso Futuro”, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), promoveu, em Maputo, nesta quinta-feira, 20 de Maio, Dia Mundial das Abelhas, uma reflexão sobre a necessidade de regulamentar a identidade e padrões do Mel de Moçambique, um instrumento de controlo de qualidade da produção do mel e outros produtos de colmeia. O evento, realizado no Anfiteatro do MADER, foi dirigido pelo Vice Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, e contou com a presença de vários intervenientes da cadeia do mel, desde apicultores, processadores, comerciantes do Mel, parceiros de cooperação, instituições públicas, privadas e de ensino, com objectivo de reflectir em torno da certificação do Mel, como uma oportunidade de acesso a mercados de maior valor (nacional e internacional) e de geração de renda, particularmente nas áreas de conservação ambiental.

O Prof. Doutor Fernando João Tanleque Alberto, um dos painelistas, veio dizer que afinal o mel produzido em Moçambique é de altíssima qualidade, muito nutritivo e, por isso, competitivo. Por sua vez, a extensionista do Parque Nacional de Gorongosa, falou sobre o projecto de extensão rural, certificação e rasteabilidade. Explicou os procedimentos para a produção de um mel de qualidade e capaz de competir no mercado local e estrangeiro. O representante da FRUTMEL, José Alcobia, trouxe o historial do sector da Apicultura em Moçambique. O gestor da equipa do Desenvolvimento do Sector Privado de Maputo, Björn Hecht, falou sobre os estudos do mercado regional e as perspectivas internacionais para a exportação do mel de Moçambique.

Com a realização deste evento, que teve uma componente de exposição de produtos de colmeia, espera-se que estejam criadas as bases para o estabelecimento de uma plataforma de diálogo nacional e sinergias com o Fórum Mundial de Apicultura (APIMONDIA) e outras iniciativas que possam contribuir para dar visibilidade dos produtos de colmeia de Moçambique no mercado internacional. O dia 20 de Maio foi estabelecido pelas Nacções Unidas - durante a Sessão Geral em Dezembro de 2017 – para consciencialização sobre a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Referir que as abelhas são agentes fundamentais ao equilíbrio do ecossistema ao contribuírem para reprodução de diferentes espécies de plantas.

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom