Abelhas

Sob o lema “Cuidar das Abelhas é Cuidar do Nosso Futuro”, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), promoveu, em Maputo, nesta quinta-feira, 20 de Maio, Dia Mundial das Abelhas, uma reflexão sobre a necessidade de regulamentar a identidade e padrões do Mel de Moçambique, um instrumento de controlo de qualidade da produção do mel e outros produtos de colmeia. O evento, realizado no Anfiteatro do MADER, foi dirigido pelo Vice Ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Olegário Banze, e contou com a presença de vários intervenientes da cadeia do mel, desde apicultores, processadores, comerciantes do Mel, parceiros de cooperação, instituições públicas, privadas e de ensino, com objectivo de reflectir em torno da certificação do Mel, como uma oportunidade de acesso a mercados de maior valor (nacional e internacional) e de geração de renda, particularmente nas áreas de conservação ambiental.

O Prof. Doutor Fernando João Tanleque Alberto, um dos painelistas, veio dizer que afinal o mel produzido em Moçambique é de altíssima qualidade, muito nutritivo e, por isso, competitivo. Por sua vez, a extensionista do Parque Nacional de Gorongosa, falou sobre o projecto de extensão rural, certificação e rasteabilidade. Explicou os procedimentos para a produção de um mel de qualidade e capaz de competir no mercado local e estrangeiro. O representante da FRUTMEL, José Alcobia, trouxe o historial do sector da Apicultura em Moçambique. O gestor da equipa do Desenvolvimento do Sector Privado de Maputo, Björn Hecht, falou sobre os estudos do mercado regional e as perspectivas internacionais para a exportação do mel de Moçambique.

Com a realização deste evento, que teve uma componente de exposição de produtos de colmeia, espera-se que estejam criadas as bases para o estabelecimento de uma plataforma de diálogo nacional e sinergias com o Fórum Mundial de Apicultura (APIMONDIA) e outras iniciativas que possam contribuir para dar visibilidade dos produtos de colmeia de Moçambique no mercado internacional. O dia 20 de Maio foi estabelecido pelas Nacções Unidas - durante a Sessão Geral em Dezembro de 2017 – para consciencialização sobre a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável. Referir que as abelhas são agentes fundamentais ao equilíbrio do ecossistema ao contribuírem para reprodução de diferentes espécies de plantas.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom