A Comunidade de Alua comemora a finalização do tão almejado novo Centro de Saúde de Intuto, no Posto Administrativo de Alua, Distrito de Eráti, na província de Nampula. A reabilitação e ampliação deste centro de saúde é financiada pelo Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte) e coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS) e vai beneficiar cerca de 17 mil e quinhentas famílias que se estendem por cerca de 12 comunidades do Distrito de Eráti, incluindo as comunidades e distritos circunvizinhas (assista vídeo aqui!)
Segundo o Administrador do Distrito de Eráti, Manuel Manussa, o impacto daquele centro de saúde será muito grande, pois irá responder à demanda das populações, no combate e tratamento de doenças diversas: “Com esse hospital será possível reduzir o índice de malária, tuberculose entre outras enfermidades que assolam as populações do distrito. Tudo isto só se tornou possível graças ao financiamento do Projecto MozNorte que respondeu às expectativas da população e do Governo em Geral. Cerca de 17.500 mil famílias serão beneficiadas e esperamos que o projecto beneficie outros distritos que apresentam as mesmas inquietações” (Manuel Manussa, Administrador do Distrito de Eráti, Província de Nampula, 27/05/2025).
Antes do financiamento do MozNorte, funcionava neste local apenas uma pequena maternidade precária e as populações precisavam percorrer cerca de 30 km para terem acesso a cuidados de saúde. O financiamento do projecto MozNorte trouxe transformações significativas para a infra-estrutura de saúde. Antes desta intervenção, a única instalação disponível era uma pequena maternidade que enfrentava inúmeras dificuldades. As condições eram precárias, com falta de equipamentos adequados e recursos humanos insuficientes para atender à demanda crescente da população. A infra-estrutura inclui um sistema de abastecimento de água que além do centro de saúde também irá abastecer a comunidade. Foram financiados pelo Projecto MozNorte cerca de U$160 000.



