A comunidade de Chalaua, localizada no Distrito de Moma, província de Nampula, beneficia-se de novas salas de aulas e reabilitação de antigas salas e de um sistema de abastecimento de água financiadas pelo Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (assista ao vídeo aqui!)
Juma Cateria, Administrador do Distrito de Moma, diz que “a implementação do Projecto MozNorte teve um impacto muito grande no Posto Administrativo de Chalaua, que precisava de aulas condignas como estas, onde vamos poder reduzir o número de estudantes que estariam a estudar em condições deploráveis, para um número aproximado a 2.160 mil crianças. Estamos muito satisfeitos com estas salas de aulas."
Além das nove salas de aula, o MozNorte financiou a construção de um sistema de abastecimento de água, que vai servir também às comunidades arredores, assim como financiou agricultores na produção de hortícolas: “O outro clamor era água e, felizmente, o Projecto MozNorte construiu-nos um sistema de abastecimento que vai beneficiar cerca de 3 mil habitantes. Achamos que este dado é bastante encorajador, a população também está satisfeita, visto que a construção deste sistema de abastecimento vai minimizar significativamente o sacrifício que havia na procura deste precioso líquido.Temos também a componente de agricultura que o MozNorte apoia. Chalaua tem potencial na produção de hortícolas e com as sementes que o MozNorte dá ao nossos agricultores seguramente que vamos resolver a situação de segurança alimentar e nutricional” - concluiu Juma Cateria (Administrador do Distrito de Moma, Escola Secundária de Chalaua, Distrito de Moma, 29/05/2025).
Eugênia Vieti, residente da Comunidade de Chalaua, demonstrou sua satisfação com a construção da nova escola: “Como mãe, eu estou muito feliz. A Partir de hoje os alunos não vão faltar à escola porque antes estudavam debaixo das mangueiras ao relento. É a primeira vez que temos um sistema de abastecimento de água. Pedimos também que o projecto MozNorte nos ajude a reconstruir o nosso posto” (Eugênia Vieti, residente da Comunidade de Chalaua, Distrito de Moma, 29/05/2025).



