O Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), financia a Organização de Base Comunitária em Salaue, localizado no Distrito de Ancuabe, província de Cabo Delgado denominada Associação Olima Wa Salaue” para impulsionar a criação de galinhas. A Associação Olima Wa Salaue conta com 50 membros (28 dos quais são mulheres) e desenvolve um projecto de produção de frangos que tem 247 beneficiários directos (assista ao vídeo aqui).
Com o apoio do MozNorte, a associação aumentou a produção de 500 para 1.000 frangos por ciclo, sendo que o primeiro lote já foi vendido e neste momento estão no aviário os pintos do segundo lote. Grande parte dos membros desta associação se dedicava à prática da agricultura de subsistência, porém, as adversidades climáticas tornaram a sua actividade imprevisível e inviável. Por isso, a criação de frangos é uma alternativa mais segura, segundo os beneficiários que já podem planificar melhor as suas vidas. Pouco mais de U$28 000 foram investidos pelo projecto MozNorte para este projecto de criação de frango.
"Agradecemos muito ao MozNorte. Com o apoio do projecto aumentamos a nossa produção e sentimos que estamos indo longe. O dinheiro que ganho aqui ajuda minha família. Meu filho estuda na 1ª série. Agora posso comprar material escolar e uniformes. Estamos felizes” (Fernando Constantino, Presidente da Associação Olima Wa Salaue).
Fernando Constantino, presidente da associação.



