mercado do peixe zenguelemoO mercado do peixe de Zenguelemo, uma iniciativa comunitária apoiada pelo projecto MozBio no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, já está pronto em termos de infra-estrutura.


A infra-estrutura vai beneficiar directamente a 107 membros da comunidade, 32 dos quais mulheres, mas o seu funcionamento vai beneficiar a muito mais pessoas.
Uma vez terminada a obra, que custou mais de oito milhões de meticais, vai-se avançar agora para a segunda fase de execução que compreende a montagem de painéis solares para abastecerem de energia à pequena fábrica de gelo anexa ao mercado com capacidade para produzir uma tonelada do produto por dia.


O gelo a ser produzido por aquela unidade industrial será distribuído pelos seis barcos de pesca a motor a serem entregues dentro dos próximos meses à Associação de Pescadores do Arquipélago de Bazaruto – APABA.


As embarcações vão permitir que as comunidades deixem de pescar nas margens do mar e cheguem ao alto mar onde vão poder capturar peixe em tamanho maior e comercialmente rentável em comparação com a actual situação, para não falar de melhoramento dos índices de produção.
Com as condições de refrigeração que estão a ser criadas para a conservação do peixe, as comunidades terão a possibilidade de negociar o melhor preço para a sua colocação no mercado e aumentarem os seus rendimentos.


Tanto o mercado do peixe, como a fabriqueta de gelo fazem parte do Projecto Comunitário de Pesca Sustentável e Maricultura aprovado em 2017 pela ANAC, com a duração de 24 meses, no valor global de 28.7 milhões de meticais, em implementação no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto. (X)

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom