mercado do peixe zenguelemoO mercado do peixe de Zenguelemo, uma iniciativa comunitária apoiada pelo projecto MozBio no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto, já está pronto em termos de infra-estrutura.


A infra-estrutura vai beneficiar directamente a 107 membros da comunidade, 32 dos quais mulheres, mas o seu funcionamento vai beneficiar a muito mais pessoas.
Uma vez terminada a obra, que custou mais de oito milhões de meticais, vai-se avançar agora para a segunda fase de execução que compreende a montagem de painéis solares para abastecerem de energia à pequena fábrica de gelo anexa ao mercado com capacidade para produzir uma tonelada do produto por dia.


O gelo a ser produzido por aquela unidade industrial será distribuído pelos seis barcos de pesca a motor a serem entregues dentro dos próximos meses à Associação de Pescadores do Arquipélago de Bazaruto – APABA.


As embarcações vão permitir que as comunidades deixem de pescar nas margens do mar e cheguem ao alto mar onde vão poder capturar peixe em tamanho maior e comercialmente rentável em comparação com a actual situação, para não falar de melhoramento dos índices de produção.
Com as condições de refrigeração que estão a ser criadas para a conservação do peixe, as comunidades terão a possibilidade de negociar o melhor preço para a sua colocação no mercado e aumentarem os seus rendimentos.


Tanto o mercado do peixe, como a fabriqueta de gelo fazem parte do Projecto Comunitário de Pesca Sustentável e Maricultura aprovado em 2017 pela ANAC, com a duração de 24 meses, no valor global de 28.7 milhões de meticais, em implementação no Parque Nacional do Arquipélago de Bazaruto. (X)

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom