um distrito um hospitalO Presidente da Reppública lançou, nesta quarta-feira, 17 de Julho, na Ponta D’Ouro, Província de Maputo, o Projecto Um Distrito. Um Hospital Distrital, uma iniciativa presidencial a ser implementada pelo Ministério da Saúde (MISAU) em coordenação com o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).

um distrito um hospital prA iniciativa Presidencial visa acelerar a implantação e apetrechamento de infraestruturas para o funcionamento de hospitais de nível distrital. O MITADER, através do FNDS, propõe-se a mobilizar recursos para financiar empreiteiros interessados em estabelecer infraestruturas nos próximos cinco anos, em 90 distritos sem hospitais de referência, iniciando numa primeira fase, com a construção de 15 hospitais em igual número de distritos, seleccionados com base num critério acordado com o MISAU.

Os hospitais a estabelecer devem ter todas as valências de um hospital de Nível II, incluindo a circulação pedonal coberta, circulação e estacionamento automóvel e casas para os funcionários.

Não obstante o progresso assinalado nos últimos anos, a iniciativa procura dinamizar a implantação de infraestruturas hospitalares para garantir que, em curto espaço de tempo, Moçambique expanda a cobertura de serviços e cuidados de saúde de qualidade a todas as regiões do País, particularmente nas zonas rurais. Além disso, o desafio dos elevados casos de HIV, tuberculose e malária coloca uma imensa pressão sobre o sistema de saúde do País representando ainda uma séria ameaça à saúde pública.

um distrito um hospital mitaderO Projecto “Um Distrito - Um Hospital” contribuirá para materialização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular para o alcance da meta 3 (Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades). Para alcançar este objectivo, todos os Estados-Membros da ONU concordaram em envidar esforços para alcançar a Cobertura Universal de Saúde (UHC) até 2030, um conceito em que todos os indivíduos e comunidades recebem os serviços de saúde de que necessitam sem sofrer dificuldades financeiras.

A cerimónia de lançamento do projecto coincidiu com o lançamento da primeira pedra para a construção do Hospital Distrital de Matutuine.

FaLang translation system by Faboba

Learn more about SUSTENTA
INTEGRATED MANAGEMENT OF AGRICULTURE AND NATURAL RESOURCES PROJECT

play
Watch the institutional video of the project

Created by: DotCom