um distrito um hospitalO Presidente da Reppública lançou, nesta quarta-feira, 17 de Julho, na Ponta D’Ouro, Província de Maputo, o Projecto Um Distrito. Um Hospital Distrital, uma iniciativa presidencial a ser implementada pelo Ministério da Saúde (MISAU) em coordenação com o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).

um distrito um hospital prA iniciativa Presidencial visa acelerar a implantação e apetrechamento de infraestruturas para o funcionamento de hospitais de nível distrital. O MITADER, através do FNDS, propõe-se a mobilizar recursos para financiar empreiteiros interessados em estabelecer infraestruturas nos próximos cinco anos, em 90 distritos sem hospitais de referência, iniciando numa primeira fase, com a construção de 15 hospitais em igual número de distritos, seleccionados com base num critério acordado com o MISAU.

Os hospitais a estabelecer devem ter todas as valências de um hospital de Nível II, incluindo a circulação pedonal coberta, circulação e estacionamento automóvel e casas para os funcionários.

Não obstante o progresso assinalado nos últimos anos, a iniciativa procura dinamizar a implantação de infraestruturas hospitalares para garantir que, em curto espaço de tempo, Moçambique expanda a cobertura de serviços e cuidados de saúde de qualidade a todas as regiões do País, particularmente nas zonas rurais. Além disso, o desafio dos elevados casos de HIV, tuberculose e malária coloca uma imensa pressão sobre o sistema de saúde do País representando ainda uma séria ameaça à saúde pública.

um distrito um hospital mitaderO Projecto “Um Distrito - Um Hospital” contribuirá para materialização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular para o alcance da meta 3 (Garantir vidas saudáveis e promover o bem-estar para todos em todas as idades). Para alcançar este objectivo, todos os Estados-Membros da ONU concordaram em envidar esforços para alcançar a Cobertura Universal de Saúde (UHC) até 2030, um conceito em que todos os indivíduos e comunidades recebem os serviços de saúde de que necessitam sem sofrer dificuldades financeiras.

A cerimónia de lançamento do projecto coincidiu com o lançamento da primeira pedra para a construção do Hospital Distrital de Matutuine.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom