WhatsApp Image 2021 02 15 at 16.43.23Mais de vinte colaboradores do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável beneficiaram de uma formação em matéria de Sistema de Aprendizagem de Acção de Género (GALS), considerado uma excelente indutora de transformações positivas ao nível familiar, contribuindo para a qualidade de vida das famílias.

O treinamento foi organizado em coordenação com o Banco Mundial em Moçambique e os participantes dizem ter tido uma oportunidade de falar sobre género numa altura em que esta questão está na agenda do dia.

Os participantes dizem que o treinamento valeu muito a pena.

"O treinamento vai permitir ao FNDS fazer uma avaliação de onde está, aonde pretende chegar e acima de tudo, identificar as acções necessárias para que os objectivos sejam alcançados e se transforme a vida dos beneficiários dos projectos implementados.”- Bessie Santos (FNBS).

“Aprendi que é possível projectar metas e alcançá-las. Basta ter foco e objectividade. Por outro lado, creio que os colaboradores do FNDS vão passar a ter outra forma de olhar para questões de género e a ter uma visão comum do que se pretende alcançar nos próximos tempos. Isso terá um grande impacto também nas comunidades locais com que o FNDS trabalha.” - Boninguana Cossa (FNDS).

 “Na minha vida particular, o treinamento em GALS vai contribuir para melhorar a relação familiar, na planificação e tomada de decisões conjuntas. A nível profissional, os instrumentos de GALS assimilados vão permitir que influenciemos os nossos grupos-alvo (comunidades locais) dos projectos e famílias rurais a fazerem a integração do género de várias formas, saber como analisar as cadeias de valor e garantir a produção e a produtividade.”- José Argola (FNDS).

“Agora saberei organizar melhor os meus planos de vida, não só como como mulher e mãe, mas também como profissional. Já para o FNDS, como instituição, deverá melhorar a divisão de tarefas entre os colaboradores, respeitando os direitos e o espaço de cada um.”- Ethel Phiri (FNDS).

Como as comunidades rurais implementam as lições do GALS…

WhatsApp Image 2021 03 10 at 13.01.32 2A metodologia GALS está ser introduzida nas comunidades beneficiárias dos projectos implementados pelo FNDS e  os resultados não tardam a chegar. Maurício Paulino Uapé e Deolinda Agostinho são um casal residente no Distrito de Gilé, área de implementação do Projecto MozFIP. Tiveram uma oportunidade de formação em GALS através de uma associação comunitária da qual são integrantes.

“O GALS trouxe mudanças na nossa vida. Antes da formação, não sabíamos como viver como casal. Às vezes, eu tinha algum negócio e geria sozinho, sem envolvê-la. Quando começamos a participar do GALS, aprendi que esta não é a forma correcta de viver com a esposa. Duas pessoas tornam-se numa só, a mulher também tem direitos. O trabalho que ela faz também tem que valorizar o homem.” - Maurício Uapé.

“Depois que participamos da formação fizemos mais uma machamba onde produzimos milho e feijão boér. Após a colheita, vendemos o excedente e com o dinheiro abrimos uma pequena barraca. Tudo isto mostra que alguma coisa mudou lá em casa. Meu marido e eu passamos a planificarmos juntos. Por causa da formação, já confio mais no meu marido e me sinto confortável em deixar que ele venda os produtos que colhemos na machamba e traga dinheiro para casa. Em casa, todos nós fazemos alguma coisa, incluindo as crianças. Há mais harmonia no lar.”-Deolinda Agostinho.

Paulino Jaime é outro residente de Gilé, viúvo e pai de sete filhos. Ele e a mulher, ainda em vida, participaram da formação de GALS, que mudara suas vidas. Paulino lembra-se que antes da formação sua esposa não tinha espaço para opinar e participar da tomada de decisões importantes. A gestão dos recursos que o casal tinha era um desastre. Depois da formação, Paulino passou a planificar tudo com ela. Conseguiram construir uma casa e instalar energia eléctrica.

Mesmo sem a companheira, Paulino continua a colocar em prática o que aprenderam juntos. Pretende abrir uma nova machamba e comprar um carro no próximo ano.

“Com o GALS aprendi a gerir melhor os meus rendimentos e consegui construir mais duas casas que coloquei para aluguer. Agora tenho um total de 6 casas. Infelizmente, minha esposa perdeu a vida antes de alcançarmos as metas definidas por nós definidas. Contudo, irei dar continuidade aos planos.” - Paulino Jaime

WhatsApp Image 2021 03 10 at 13.01.35 2Sara Pauia é residente do Distrito de Darué na província de Manica. É beneficiária do Projecto MozBio e pratica apicultura. Com o rendimento proveniente da venda de mel, ela e o marido conseguiram juntar algum dinheiro para melhorar a sua casa. Sara está feliz porque pode participar da tomada de decisões: “Tenho o apoio do meu marido para participar nos encontros da comunidade e consigo opinar na tomada de decisões não só em casa mas também na comunidade. As tarefas e a gestão da casa é feita em comunhão com o marido.”

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom