WhatsApp Image sustenta

Ofélia Augusto, beneficiária do Projecto Sustenta, Distrito de Rapale, Nampula

Com o objectivo de melhorar a vida   dos agregados familiares rurais através da promoção de agricultura sustentável (social, económica e ambiental), o Sustenta beneficiou vários produtores agaricícolas familiares à escala nacional. Desta forma, Rapale, na Província de Nampula, foi um dos distritos abrangidos.

As acções do projecto estão em conformidade com as cincos grandes prioridades e orientação do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural: Segurança Alimentar, Rendimento Familiar, Emprego, inclusão social e produção e produtividade. Uma das beneficiárias daquela localidade, fala na primeira pessoa, das melhorias trazidas pelo projecto nas suas vidas.

“Chamo-me Ofélia Augusto, residente no Distrito de Malema localidade de Mataleia, porém faço a minha produção agrícola aqui em Rapale. Comecei a produção de tomate em 2022 e já produzi 6 toneladas para vender no mercado local. Recebi do Projecto Sustenta, para iniciar a minha produção, uma estufa, tanques, sistema de rega e fundo de maneio. Desde que sou beneficiária do Sustenta a minha vida melhorou bastante. Consigo gerar rendimento para mim e para minha família. Empreguei algumas pessoas e o meu esposo é um deles. Antes do financiamento trabalhava informalmente, lucrando muito pouco" (Ofélia Augusto, beneficiária do Projecto Sustenta, Distrito de Rapale, Nampula).

 

O SUSTENTA na província de Nampula beneficiou 180 PACEʹs dos quais 156 são Produtores de feijões, milhos, soja e gergelim e 24 são de hortícolas como pepino, tomate, alho, cebola, pimenta, repolho, entre outros.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom