4W0A123333

A Associação Agropecuária “AWORA” é uma das organizações comunitárias de base, que beneficia do financiamento do Projecto MozNorte e localiza-se na comunidade de Namuali, Posto Administrativo de Iapala, Distrito de Ribáuè, Província de Nampula, norte de Moçambique. EWORA, composta por 74 membros, dos quais 34 são mulheres, está engajada em impulsionar a sua produção agrícola. Dedica-se ao cultivo de hortícolas tais como a cebola, o tomate, o repolho, o pepino, a pimenta, entre outras culturas agrícolas. 

Com um investimento de U$5000, o MozNorte trouxe esperança para uma associação que existe desde 2021, mas as coisas foram sempre difíceis. Com o apoio do Projecto MozNorte, a associação também aprendeu a produzir e aplicar fertilizantes e pesticidas naturais. Ao contrário dos pesticidas e adubos sintéticos, os orgânicos reduzem os riscos de degradação do solo, a contaminação da água e danos a organismos benéficos (assista ao vídeo aqui!). 

Segundo o Presidente da Associação, a criação da mesma resulta da dificuldade em adquirir sementes tratadas e equipamentos de trabalho: “O Projecto MozNorte veio ajudar-nos. Hoje temos adubos, regadores, sementes diversas e técnicos da agricultura que nos assistem e nos instruem, graças ao Projecto MozNorte. Isso é algo que antes não acontecia. Principalmente porque o Projecto MozNorte não nos cobra nada, é tudo oferta. Eu estou muito satisfeito. Desde a criação da associação nunca tínhamos sido financiados” (Muburjulio Malieque, Presidente da Associação Agropecuária de EWORA, Comunidade de Namuali, Posto Administrativo de Iapala, Distrito de Ribaue, Província de Nampula). 

4W0A1241  4W0A12055

Filomena Choveque, membro da Associação EWORA, também expressou a sua satisfação com o finanaciamento do Projecto MozNorte: “Faço parte desta associação e o projecto MozNorte veio ajudar-nos. Perguntaram-nos numa reunião com o nosso Líder comunitário sobre as nossas maiores necessidades e dificuldades na nossa comunidade e na nossa associação. E após a avaliação da nossa associação, começaram a ajudar-nos. Hoje a produção está boa, está a desenvolver, recebemos sementes, adubos e equipamentos e sabemos que o Projecto nos será muito útil”(Filomena Choveque, membro da Associação EWORA, Comunidade de Namuali, Posto Administrativo de Iapala, Distrito de Ribaue, Província de Nampula, 30/05/2025).

4W0A1250  4W0A12211

A associação optou em desenvolver a horticultura e o seu plano de negócios está avaliado a cerca de 5 milhões de meticais e pelo que vemos está numa fase boa e pela dimensão desta cultura de cebola acreditamos que poderão alcançar o plano apresentado e deixamos o desafio da associação identificar outras culturas dentro da horticultura que tenha valor comercial para que possam intensificar a sua produção e que possam produzir ao longo do ano. O financiamento inclui um sistema de irrigação com um sistema elevado que lhes vai permitir produzir em todo ano. 

Para o ano de 2025, a associação espera produzir 24 toneladas de cebola, 60 de repolho e 30 de tomate para abastecer o mercado local, mas o sonho é crescer ainda mais. Com a produção, Ewora espera abasrtecer o mescado do distrito e melhorar as condicoes de vida dos seus membros e da comunidade.

Coordenador do Projecto MozNorte, Aníbal Nhampossa, mostra-se satisfeito com os resultados até então obtidos através do financiamento do projecto:"Para o Distrito de Ribaué, temos 25 comunidades que estão a ser beneficiadas pelo investimento de cerca de 145 milhões e ao nível da província temos 187 comunidades onde estão a ser financiadas em 5.800 milhões em cada uma. Consideramos que este é um investimento que fará toda a diferença, precisamos capacitar as comunidades nas suas fragilidades, dar assistência através dos técnicos de campo. Temos também projectos ligados a furos de água, moageiras e várias outras atividades. Estamos num bom caminho. As infraestruturas a nível da província estão na fase final de conclusão o que garante o cumprimento dos prazos definidos. Os agricultores (PACES’s e PAS’s), apesar de alguns ainda terem as suas culturas em campo, observam evolução na sua produtividade” (Aníbal Nhampossa, Coordenador do Projecto MozNorte, 30/05/2025, Distrito de Ribaue, Província de Nampula).

4W0A12133  4W0A11699

 

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom