O Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), financia construção de novo Centro de Saúde de Ampita na Comunidade de Lunga, no Distrito de Mossuril, Província de Nampula. A infra-estrutura inclui a reabilitação da maternidade, construção de um bloco de serviços externos, um centro de tratamento de resíduos hospitalares, um sistema de abastecimento de água e sanitários (assista ao vídeo aqui!)
Domingos Zorte, residente da Comunidade de Lunga, mostra-se satisfeito com a conclusão do Centro de Saúde de Ampita: “O centro de saúde já está a funcionar, muita coisa mudou aqui em Lunga. Antes da construção deste centro de saúde sofríamos muito porque só funcionava apenas a maternidade e ficava lotada porque todas as consultas eram realizadas na maternidade. Estamos felizes e aliviados" (Domingos Zorte, Centro de Saúde de Ampita, Comunidade de Lunga, Distrito de Mossuril, Província de Nampula, 28/05/2025).
Outro residente beneficiário, Feliciano Amade, também compartilhou seu alívio em já possuírem um centro de saúde na comunidade de Lunga: “Agradecemos muito por termos um hospital bonito. Sofriamos bastante mas agora estamos descansados. Lunga está a mudar, muitas das vezes as mulheres davam parto no caminho ao hospital. O que nos falta ainda é uma antena de telefonia móvel, ponte para a travessia do rio Monapo, reabilitação da estrada entre outros. Mas o que mais precisávamos era de um hospital porque é onde buscamos saúde porque sem saúde não há nada” (Feliciano Amade, Centro de Saúde de Ampita, Comunidade de Lunga, Distrito de Mossuril, Província de Nampula, 28/05/2025).
Segundo a Delegada do FNDS a nível da província de Nampula, Felicidade Muiocha, “na província de Nampula o projecto está a investir cerca de 3 milhões de dólares em 08 distritos, e concretamente no Distrito de Mossuril está sendo finalizada uma escola secundária que custou cerca de 8 milhões de meticais e um centro de saúde pronto para ser inaugurado, que possui infraestruturas que vão servir ao distrito como a maternidade e fonte de abastecimento de água, com um custo de cerca de 16 milhões de meticais. Esta fonte vai abastecer não apenas o centro de saúde, como também a própria comunidade. Em Nampula estão em curso cerca de 14 infraestruturas, entre centros de saúde, escolas e sistemas de abastecimento de água, que custaram cerca de 400 mil usd em cada distrito” (Felicidade Muiocha, Delegada provincial do FNDS, Centro de Saúde de Ampita, Comunidade de Lunga, Distrito de Mossuril, Província de Nampula, 28/05/2025).
Cerca de U$250 000 foram investidos através do Projecto MozNorte. O administrador do distrito, Alfredo Machaieie diz que o projecto veio responde a um problema que inquietava a população local: “Já temos água potável e acesso a um serviço de saúde completo. Tínhamos uma maternidade, mas para outros tratamentos a população tinha que percorrer longas distâncias até à sede. Mas agora, todos podem ser atendidos aqui” (Alfredo Machaieie, Administrador do Distrito de Mossuril). A infra-estrutura irá beneficiar mais de 11.000 pessoas, incluindo cerca de 5.000 mulheres.



