A comunidade de Mope, localizada no Distrito de Ribaué, Província de Nampula, beneficia-se de um Centro de Saúde financiado pelo Projecto de Resiliência Rural no Norte de Moçambique (MozNorte), coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável. O projecto inclui a construção de uma maternidade, um bloco de serviços externos, duas casas para profissionais de saúde, um centro de tratamento de resíduos hospitalares, um sistema de abastecimento de água e sanitários (assista ao vídeo aqui!)
Segundo o Administrador do Distrito de Ribaué, Rafael Mário Tarcisio, “a construção do Centro de Saúde surge no âmbito da colaboração com o projecto MozNorte, este que veio salvar a comunidade Mope, pois, não existia aqui um investimento social desta natureza com capacidade de beneficiar cerca de 11 mil populações residentes desta área, incluindo as comunidades circunvizinhas. Sem centro de saúde pública nada se faz, portanto, este centro vem como um balão de oxigénio para o desenvolvimento deste distrito” (Rafael Mário Tarcisio, Administrador do Distrito de Ribaué, Província de Nampula, 30/05/2025).
Na ocasião, a líder do terceiro Escalão da Comunidade de Mope, Catarina Alberto Mapilote, também expressou a sua satisfação com a finalização do Centro de Saúde financiado pelo MozNorte:“sinto-me feliz pela construção do hospital porque antes percorríamos 16 quilómetros para o hospital mais próximo. As mulheres grávidas não vão mais correr riscos de morte ou de realizar o parto no meio do caminho. Sofríamos bastante, por isso nós, a comunidade de Mope, estamos muito satisfeitos com a construção do hospital e estamos ansiosos pela sua inauguração” (Catarina Alberto Mapilote, Líder do terceiro Escalão da Comunidade de Mope, Distrito de Ribaué Província de Nampula, 30/05/2025).



