uso sustentavelO Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, o Governo de Niassa e a Rift Valley Corporation assinaram recentemente um memorando de entendimento que visa o desenvolvimento conjunto de um projecto integrado de gestão de recursos no norte-oeste da Província do Niassa capaz de explorar uma combinação de intervenções de conservação e desenvolvimento rural, com vista a criar uma zona de uso sustentável da terra situada entre os activos da RVC existentes no Niassa e a Reserva Natural do Niassa.

Com efeito e, para a operacionalização do projecto será criada a "LAGRI" – Luatize Área de Gestão Integrada de Recursos, uma área de desenvolvimento integrado e sustentado, adjacente a região transfronteiriça protegida da Reserva do Niassa.

A LAGRI vai incluir principalmente os Distritos de Sanga, Muembe, Lichinga e Majune, bem como uma pequena parte do Distrito Mavago.

O objectivo geral da LAGRI é melhorar as práticas da agricultura e silvicultura na paisagem para o benefício das comunidades locais e indústria, enquanto mantêm a diversidade ecológica através da gestão e preservação das florestas de Miombo, estabelecendo um padrão regional para o desenvolvimento sustentável de plantações em conjugação com a preservação da floresta natural.

Para o alcance dos objectivos do projecto, serão desenvolvidos 3 (tres) sub-projectos (“Projectos LAGRI”) que irão incidir sobre três categorias principais: 

  1. Desenvolver um modelo de desenvolvimento económico local integrado e sustentável e uma Agricultura inclusiva e de conservação;
  2. Gestão de Miombo e de florestas comunitárias; e
  3. Conservação e Monitorização de Activos de Carbono de acordo com a legislação vigente.
FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom