A temática de conservação da biodiversidade vai dominar o XIII Festival dos Jogos Desportivos Escolares, a realizarem-se de 14 a 23 de Julho pela primeira vez na província de Gaza, concretamente em Xai-Xai e Macia.

Com efeito, foi desenhada uma matriz com actividades de cariz ambiental a desenvolver com o envolvimento das próprias crianças e dos professores participantes dos jogos.


Algumas das actividades serão de carácter permanente ou seja decorrerão do primeiro ao último dia, a exemplo de campanhas de limpeza nos recintos desportivos, dormitórios e nos refeitórios. As outras terão lugar no dia do descanso, a 20 de Julho.

Segundo o programa, 120 petizes terão a oportunidade de visitar o Parque Nacional do Limpopo (PNL) que dista pouco mais de 300 quilómetros de Xai-Xai e com pouco mais de 7 mil quilómetros quadrados de extensão.

jogos escolares 2017 natureza
O objectivo da visita é que as crianças entrem em contacto com a natureza, tentando despertar nelas o interesse pela conservação do ambiente, tendo em conta que são os adultos de amanhã e caberá a elas olhar por este País no campo da conservação dos recursos florestais e faunísticos.

Outro grupo de crianças será envolvido na “Operação Caco”, do ambientalista Carlos Serra, que consistirá na recolha de lixo, quer nas praias, quer na própria cidade de Xai-Xai, o epicentro dos jogos escolares, e nos locais de alojamento das delegações provinciais, educando-as a não deitarem o lixo no chão.

Esta actividade será realizada com a colaboração do gabinete do esposo da governadora da província de Gaza que vai destacar o seu grupo de jovens e adolescentes denominado “Jovens de Sucesso”.

Além disso, haverá uma exposição fotográfica cuja temática será a biodiversidade, num trabalho conjunto entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), Biofund e o Projecto Mozbio, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável.

A componente ambiental do XIII Festival dos Jogos Desportivos Escolares prevê a realização de duas palestras dirigidas especificamente às crianças. Uma será sobre as áreas de conservação, sob responsabilidade da ANAC, e outra, relativa a florestas, a ser orientada por um parceiro do sector ambiental.

Consulte aqui o Livreto dos Jogos Escolares onde poderá encontrar toda a informação relevante sobre os Jogos, incluíndo o programa e calendarização das competições.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom