bancarizacao rural metugeO processo de bancarização rural, uma iniciativa presidencial lançada em 2016, chegou a Pemba Metuge e Meluco, na província de Cabo Delgado. Os dois distritos foram palcos, a 7 de Junho, das cerimónias de lançamento da primeira pedra para a construção de balcões do BCI e do MozaBanco, respectivamente.

Os dois eventos, testemunhados pelo Presidente da República, Filipe Myusi, no quadro da sua visita àqueles distritos, foram dirigidos pelo governador da província, Júliio Parruque, na acompanhia dos representantes dos bancos, sendo que em Metuge foi o presidente da Comissão Executiva do BCI, Paulo Sousa, e em Meluco, o Director Comercial do MozaBanco, Sérgio Alves.

 

bancarizacao rural metuge 1Tanto em Meluco, como em Pemba Metuge o lançamento da primeira pedra foi precedido de cerimónias tradicionais de evocação dos espíritos orientadas por líderes comunitários, actos presenciados por centenas de pessoas que cantavam e dançavam ao som de batuques, manifestando muita alegria pela chegada de serviços bancários nos seus distritos.


Desde o início do programa «Vamos Bancarizar Moçambique! – Um Ditrito. Um Banco» foram abrangidos cinco distritos, sendo que em três, as agências já estão em funcionamento, como sejam Muidumbi, Nangade e Balama, e em dois, os balcões estão em construção, designadamente Namuno e Mecufi.
Com Meluco e Metuge, a província de Cabo Delgado passa a ter uma cobertura bancária de cerca de 90 por cento, faltando abranger apenas dois distritos, nomeadamente Ibo e Quissanga, cujas obras deverão começar em Setembro do corrente ano.

 


bancarizacao rural metuge 2A nível nacional, de 2015 a Maio de 2019 foram contemplados pelo programa 39 distritos, 19 dos quais com as agências em funcionamento e 20, em construção, elevando para 124 os com serviços bancários, contra 85 em 2015. Em termos de cobertura bancária, o país passou de 55 por cento, em 2015, para 81 cento, o que representa um crescimento de 26 por cento.

Até ao fim do ano, o Governo prevê investir cerca de mil milhões de meticais para garantir a cobertura dos restantes 30 distritos e cumprir-se em 100 por cento a promessa do Presidente da República, Filipe Nyusi, de assegurar que cada um dos 154 distritos tenha pelo menos uma agência bancária.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom