Lexsson Madassana, residente na comunidade de Tsetsera, na Reserva Nacional de Chimanimani, é um homem feliz. Beneficiário do projecto de agricultura ecológica apoiado pelo projecto apoio do MozBio, fala do aumento da produção e de boas vendas.


Ele recebeu do Mozbio um apoio em 25 quilos de semente de feijão catarino, 20 gramas de tomate rio grande e 20 de couve e sem usar fertilizantes químicos, conseguiu incrementar a produção de feijão passando dos anteriores 500 quilos por hectare, para 850 quilos.


Madassana, que não consegue esconder a sua satisfação pelos resultados conseguidos, diz ter conseguido fazer boas vendas dos seus excedentes agrícolas ao atingir acima de 50 mil meticais, sendo 33.700 meticais de feijão, 14.000 pela comercialização de 44 caixas de tomate e 2.700 meticais, de couve.
O agricultor decidiu investir parte dos seus rendimentos no alargamento do seu negócio. Comprou 400 metros de tubo para a expansão da área irrigável da sua machamba dos anteriores 300 metros para 700.
Quem está igualmente satisfeito é o agricultor Djobo Dinis Solo, a viver no povoado de Macacha, comunidade de Tsetsera, também beneficiário do projecto de agricultura ecológica.


O seu nível de vida está a melhorar a olhos vistos. Ele vendeu, na última campanha agrícola, feijão, couve e tomate e comprou 28 chapas de zinco e cinco mil tijolos para a construção da sua casa, mobília da sala de visitas, e garantiu a educação dos seus filhos afectos na Escola Secundária de Sembezeia.
Outros beneficiários nas comunidades de Tsetsera e Mussapa preferiram diversificar a sua produção. Além de tomate, couve e feijão, introduziram alho e batata reno.


Casos houve de agricultores que optaram em comprar juntas de bois para lavrarem as suas machambas, equipamentos de irrigação, bem como motorizadas para a sua locomoção.
Por sua vez, Elias Sevene Murijo, que actua na agricultura comercial e um dos beneficiários nesta área desde 2016, conseguiu finalmente resolver o problema que lhe tirava sono.


Agricultor do povoado de Mukwawaia, sito na comunidade de Mpunga, em Chimanimani, com os seus rendimentos agrícolas de pouco mais de 50 mil meticais, adquiriu um pneu para o seu tractor que se encontrava paralisado há mais de cinco anos e sementes diversas. (X)

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom