bebedoresUm total de 850 cabeças de gado bovino já bebem água dos tanques construídos com o financiamento do projecto MozBio, na Reserva Especial de Maputo.
As referidas infra-estruturas, que incluem furos multi-uso com fontanários equipados de paineis solares, foram implantadas em quatro comunidades, nomeadamente Gala, Guengo, Massohane e Tchaia.


Os tanques para o abeberamento do gado vieram pôr fim à disputa das poucas fontes de água, vezes sem conta impróprias para o consumo humano, entre os animais selvagens pertencentes à REM, o gado bovino e as populações.
O projecto de abertura de fontes de água inclui fontanários equipados com painéis solares e um sistema de rega para a produção de hortícolas.


Quer os tanques, quer os fontanários foram entregues recentemente, pela administração da reserva, às populações. Seis das dez, nomeadamente furos com bomba manual, foram implantadas na Ponta Mamoli, Matchia, Ticalala, Tlavane, Mabuluko e Mhala.
“Agora estou muito feliz. Temos água para o nosso gado e para fazermos alface, cebola e repolho. Estamos todos felizes e agradecemos muito ao projecto MozBio”, disse.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom