sustenta nampulaaO Governo procedeu, a 6 de Junho, na província de Nampula, à entrega de equipamentos agrícolas a agricultores beneficiários do projecto Sustenta, implementado pelo MITADER, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS). Trata-se de 20 tractores e as respectivas alfaias agrícolas, 15 camionetas e nove quites de irrigação.


sustenta nampulaa 1A cerimónia, testemunhada por centenas de pessoas que acorreram ao local, foi presidida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, no quadro da sua visita à Nampula, ele que se manifestou satisfeito com os resultados do projecto junto das comunidades rurais.
Com a disponibilização do equipamento pretende-se continuar a estimular o aumento da eficiência do sistema produtivo e da produtividade, bem como a promoção do uso da mecanização agrícola nas áreas cobertas pelo SUSTENTA, dando origem ao aumento do parque de máquinas com capacidade para a prestação de serviços de mecanização.


O outro objectivo a alcançar com esta iniciativa é o de fazer com que a comercialização agrícola tome uma outra dinâmica com os camiões e os atrelados entregues a facilitarem o movimento de excedentes agrícolas dos pontos de produção para os armazéns e pontos de comercializaçao dos Pequenos Agricultores Comerciais Emergentes (PACE’s).


sustenta nampulaa 2A cerimónia teve lugar no Pavilhão dos Desportos do Clube Ferroviário de Nampula e contou com a participação de membros do governo aos níveis central, provincial e distrital, bem como de representantes de vários segmentos da sociedade, incluindo os beneficiários do SUSTENTA e o sector privado.

O projecto SUSTENTA faz parte da carteira de projectos que estão a ser implementados pelo MITADER, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), e tem como objectivo melhorar a qualidade de vida das comunidades no meio rural, em particular nos 10 distritos escolhidos, sendo cinco em Nampula e igual número na Zambézia.


sustenta nampulaa 3Dado aos bons resultados alcançados nas duas províncias, o governo decidiu expandir o SUSTENTA para outras províncias do país, contribuindo, assim, para um efectivo alívio à pobreza através da inclusão de famílias rurais em cadeias de valor sustentáveis (agrícolas e produtos florestais não madeireiros), bem como na gestão sustentável dos recursos naturais nas áreas abrangidas pelo SUSTENTA.


Na fase que se seguem, o projecto vai estender-se para as províncias de Maputo, no sul; Manica e Sofala, no centro, e Cabo Delgado, no norte do país.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom