EFFO Governo de Moçambique, representado pelo Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER), através do Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, (FNDS) está a implementar o Projecto Esquema de Fomento Florestal (EFF) em cinco (05) distritos da Província da Zambézia, nomeadamente Mocuba, Mulevala, Alto Molocué, Ilé e Gurué.

O objectivo principal do projecto é contribuir para a dinamização da indústria florestal no país de maneira sustentável e inclusiva, através da promoção de plantações florestais comerciais sustentáveis de pequena e média escala e da restauração de áreas degradadas.

O Esquema destina-se a pessoas singulares, empresas e outras organizações registadas em Moçambique ou com licenças relevantes para operar no país. Igualmente, contempla comunidades tais como pequenos proprietários familiares ou organizados de forma colectiva em grupos de interesse, associações ou cooperativas desde que estejam numa organização formal e sejam titulares de terra, desde que possuam documentação apropriada e legalmente válida.

Assim, o projecto convida os potenciais beneficiários localizados nos distritos abrangidos que tenham os seguintes requisitos:

  • DUATs com o mínimo de 10 ha, com o Plano de Uso para plantio de árvores exóticas ou nativas. No caso de organizações comunitárias, as áreas devem estar num bloco ou em áreas próximas umas das outras, perfazendo os 10 ha;
  • No mínimo, um rascunho do Plano de Gestão Florestal;
  • Salvaguardas que protejam o ambiente e evitem conflitos;
  • Não pode fazer a conversão das Florestas Nativas.
  • Os beneficiários têm assistência técnica garantida e poderão receber pagamentos em dinheiro mediante o desempenho baseado em critérios definidos no contrato.

Assim, todos aqueles que se acharem elegíveis podem obter mais informações nos seguintes endereços:

Avenida 25 de Setembro, Mocuba, entre os escritórios da Visão Mundial e Sustenta

84 205 4243, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou

84 503 4351, E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom