inventario florestal nacionalMoçambique está a implementar o Quarto Inventário Florestal Nacional (IFN), que conta com o financiamento inicial do Banco Mundial para 8 províncias (Maputo, Inhambane, Manica, Sofala, Zambézia, Nampula, Tete e Niassa). Entretanto, o inventário conta também com fundos do governo japonês para as Províncias de Gaza e Cabo-Delgado. O principal objectivo do IFN é avaliar qualitativa e quantitativamente os recursos florestais no País, baseando-se no levantamento de informação florestal em 1161 amostras, distribuídas aleatoriamente a nível nacional.


O IFN teve como ponto de início a Província de Maputo, contando com a participação de 45 técnicos para a sua implementação durante 10 dias de trabalho no campo. De seguida, foram inventariadas as Províncias de Nampula e Inhambane, envolvendo, respectivamente, 45 e 58 técnicos, por 15 e 29 dias de trabalho de campo.

O inventário florestal nas Províncias de Gaza e Cabo Delgado foi realizado pela JICA e abrangeu 206 e 274 amostras, envolvendo 60 e 75 técnicos respectivamente.

Com a conclusão da actividade de colecta de dados na Província de Inhambane, passa para 5 o número de províncias inventariadas em todo o País até o momento, tendo sido abrangidas 659 amostras, que perfazem 57% do total das amostras previstas.

FaLang translation system by Faboba

Conheça mais sobre o SUSTENTA
Projecto de Gestão Integrada de Agricultura e Recursos Naturais

play
Assista o video institucional do projecto

Criação e Implementação: DotCom